top of page
H3 Chiado

A proposta consistiu no desenho da primeira loja de rua para uma cadeia de restaurantes de fastfood de centros comerciais. No sentido de se introduzirem métodos construtivos pouco intrusivos, na concepção do projecto foram utilizados  materiais leves cuja aplicação e desmontagem não implicasse alterações profundas nos elementos construtivos originais. Procurando assumir-se como um novo marco visual para quem caminha nos arruamentos exteriorespróximos, optou-se pela colocação de caixas de luz circulares com cor na zona dos tectos. Seguindo as formas curvilíneas do edifício, estas circunfrências contribuem decisivamente para a atmosfera própria deste espaço, caracterizado ainda por uma amplitude espacial que possui forte ligação visual com a envolvente urbana histórica.

Projectos da autoria de Tomás Azevedo Neves,  Arquitecto

Edifício multifamiliar

O programa pressuponha a reabilitação de dois apartamentos num edifício de construção mista. A configuração das tipologias, associada às aspirações de cada um dos clientes, obrigou à adopção de duas metodologias opostas. Apesar das diferentes abordagens que resultaram em apartamentos distintos, ambas partilharam o respeito pela estrutura original e pela preservação dos elementos de valor histórico-patrimonial mais relevantes. Em simultâneo, foi projectada uma nova escada de salvação no logradouro do prédio, no interior da qual existe um elevador que contribui para a melhoria da acessibilidade a todos os pisos. Edificada com recurso a perfis e chapas de ferro fundido, a estrutura procura integra-se de forma harmoniosa com o desenho das marquises pré-existentes no alçado posterior do edifício.

Casa na Comporta

Seguindo as principios de construção das casas meditterrâncias, o projecto consisitu no desenho de uma moradia de piso térreo, cuja organização espacial é estruturada em torno de um pátio em azulejo. Para além de ser um elemento de referência central da casa, o facto deste pátio possuir uma pérgola contribui decisivamente para uma boa ventilação natural de todo o interior. A disposição e as saliências dos vãos foram desenhadas tendo em conta a orientação solar e os ventos predominantes. De forma a minimizar o sobreaquecimento da envolvente exterior, foi utilizado o sistema ETICS com pintura a branco. Ao nível dos arranjos exteriores manteve-se o carácter natural da paisagem envolvente, tendo apenas sido construído um pavimento em pedra que faz a ligação entre a piscina e a sala de estar.

© 2014 Manuel Belo arquitecto

  • facebook
  • LinkedIn App Icon
bottom of page