top of page

Selecção de um bairro que apresenta características próprias e específicas e que, da estruturação dos problemas, permita que sejam delineadas recomendações e orientações no âmbito da problemática – Vale da Amoreira.

 

Tratando-se de um núcleo urbano com problemas ao nível urbanístico, social, económico e ambiental, num primeiro momento elabora-se um breve enquadramento da problemática associada a este tipo de territórios, usualmente denominados como áreas urbanas críticas.


Em seguida inicia-se o processo analítico da área de estudo que inclui: (a) enquadramento metropolitano e regional; (b) contextualização da freguesia no âmbito do município da Moita e da Área Metropolitana de Lisboa; (c) caracterização física; (d) caracterização histórica e evolução urbana; (e) caracterização urbanística; (f) caracterização dos usos; (g) caracterização da circulação e transportes; (h) caracterização da população; (i) caracterização das redes de infra-estruturas; (j) enquadramento normativo; (l) caracterização energética.
 

Reconhecendo os ensinamentos revelados pela História das civilizações, começa-se por apresentar a natureza do progresso humano, abordando-se em simultâneo os princípios associados ao conceito de desenvolvimento sustentável na Era dos combustíveis fósseis.

 

Em seguida, recorrendo a diferentes autores e documentos institucionais, caracterizam-se os padrões de desenvolvimento inerentes ao processo de modernização das sociedades, com o foco orientado para: (a) crescimento demográfico, aumento da classe média e aquecimento do planeta; (b) cidades e aumento da população urbana; (c) consumo de energia, recursos e produção de resíduos. Alerta-se ainda para a necessidade da alteração de paradigma e apresentam-se as razões para a importância do estabelecimento de políticas de eficiência energética e de investimentos no âmbito da regeneração urbana.

 

Por fim expõem-se alguns programas de desenvolvimento sustentável e boas práticas de referência no domínio do desenvolvimento e gestão sustentável de territórios urbanos, abordando os conceitos que têm vindo a sustentar o debate em torno da formação de eco-bairros.

Neste capítulo começa-se por apresentar as razões que motivam a criação de um eco-bairro no território de estudo.

 

Por fim apresentam-se os traços gerais de uma estratégia integrada de regeneração urbana sustentável do Vale da Amoreira, fundamentada em recomendações prepositivas e em procedimentos estratégicos que, seguindo boas práticas e metodologias de referência testadas em outros contextos territoriais, poderão ser pertinentes e realizáveis no âmbito de uma intervenção integrada na freguesia de estudo. As recomendações centram-se no essencial na domínio da: (a) eficiência energética; (b) mobilidade; (c) espaços verdes; (d) gestão de recursos; e (e) governação urbana.

01. Enquadramento Teórico da Problemática

Elaboração de um estudo de reabilitação arquitectónica com vista à melhoria da performance energética de um edifício do bairro do Fundo Fomento.

 

Partindo da caracterização tipológica e do conhecimento dos sistemas construtivos da envolvente edificada, definem-se em seguida medidas concretas de melhoria do comportamento térmico do edifício. Numa fase subsequente estimam-se as necessidades anuais de energia de duas fracções habitacionais, tanto para a situação existente como para a situação proposta, quantificando dessa forma as poupanças proporcionadas pelas alterações recomendadas.

 

Por último, do cruzamento dos resultados obtidos e da quantificação dos custos de execução das propostas, definem-se os períodos de retorno dos investimentos das propostas e por fim determina-se os níveis de redução de emissões de CO2 para a atmosfera decorrentes do consumo de energia.

02. Contextualização e caracterização do caso de estudo: Vale da Amoreira
03. Recomendações e propostas orientadoras para a formação de um eco-bairro no Vale da Amoreira
04. Avaliação técnico-económica e ambiental de intervenções de reabilitação energética de um bloco habitacional

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA + GESTÃO DE RECURSOS + REGENERAÇÃO URBANA

      Mestre em “Reabilitação da Arquitetura e Núcleos Urbanos” com a redação da Tese:

      “Estratégias de Eficiência Energética e Gestão de Recursos no âmbito
       da Regeneração Urbana: o caso de estudo do Vale da Amoreira
           

© 2014 Manuel Belo arquitecto

  • facebook
  • LinkedIn App Icon
bottom of page