Manuel Belo,Arquiteto
Apartamento no Bairro Alto
Partindo de uma análise crítica com vista a detetar os elementos portadores de valores históricos e estéticos, as alterações introduzidas visaram, antes de mais, a preservação e a salvaguarda das características de valor patrimonial, e noutro sentido, procuraram garantir o cumprimento do conjunto das exigências atuais relativas ao espaço doméstico. A solução proposta adaptou-se na sua essência à lógica estrutural pré-existente, ao mesmo tempo que permitiu o estabelecimento de novas relações entre os espaços. A nova configuração material da casa proporciona um diálogo permanente e harmonioso entre o novo e o antigo, podendo por vezes tornar-se quase impercetível.
RESIDENCIAL
Edifício em Carnide
As características do edifício devoluto e as proporções exíguas do lote, apresentaram-se como o principal desafio deste projeto. Face às condições de habitabilidade das tipologias habicionais pré-existentes, a ideia central do projecto consiste no desenho de um pátio/saguão, que tem a dupla função de garantir a ventilação e a iluminação natural dos espaços situados no interior do lote, outrora inexistente. Decorrente desta configuração, os dois apartamentos desenvolvem-se verticalmente, criando contrastes volumétricos que configuram novas relações espaciais. As intervenções propostas sobre a cobertura não implicarão modificações significativas à volumetria existente, salvaguardando desse modo a morfologia do conjunto urbano do centro histórico de Carnide.












Terraço em Oeiras
O programa apresentado consistia na reabilitação de um terraço no topo de uma moradia, de modo a ser utilizado como sala de estar interior. Minimizando os impactos estruturais dos novos elementos construtivos, a solução proposta consistiu no desenho de uma estrutura leve metálica que serve de suporte aos revestimentos das paredes e da nova cobertura. Procurando preservar os valores originais do projecto, a definição formal deste novo acrescento procurou, desde o início, uma harmoniosa integração com o conjunto edificado. Face aos inúmeros condicionalismos existentes, produzidos essencialmente pela morfologia e configuração de todo o bloco edificado confinante, o processo envolveu inúmeros avanços e recuos, onde o desenho assumiu papel de maior relevância.